quarta-feira, 26 de setembro de 2012


ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 3

Os direitos humanos (DDHH) – sua história e atualidade

Os direitos humanos nas Constituições Brasileiras

 

 

OBJETIVO: Esta terceira atividade permite ao aluno uma percepção acerca do processo de constitucionalização dos Direitos Humanos nas diversas constituições do nosso país, culminando com a consagração das diversas dimensões dos DDHH na Constituição Federal de 1988 em seus artigos 5º, 6º e 7º.

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Proporcionar ao aluno uma visão temporal acerca da construção das diversas dimensões dos DDHH, na história do constitucionalismo brasileiro, com seus avanços e retrocessos históricos, desde 1824 culminando com a compreensão da relevância do texto constitucional de 1988 quanto à matéria.

 

DESENVOLVIMENTO: A positivação dos DDHH em nosso país começa com a Constituição de 1824, com os DDHH de 1ª dimensão, restritos a uma elite de senhores de escravos e nobres, e irá culminar com a consagração das 3 dimensões de DDHH no texto constitucional de 1988, fruto da luta contra a ditadura militar de 1964.

 

Nesta terceira fase de nossa Atividade Estruturada, a proposta é a de que o aluno:

 

a)      Encontre nas constituições de 1824, 1934, 1937, 1946, 1967 e 1988 os artigos que tratam dos DDHH (Direitos individuais e garantias Fundamentais, Direitos Sociais, Direitos Difusos). Pesquise no sítio: http://www.historiadigital.org/2010/09/todas-as-constituicoes-brasileiras.html

 

b)     Assista ao vídeo em que a cantora Simone canta a música: Por Um Dia de Graça, no sítio: http://letras.terra.com.br/simone/1308544/

 

c)      Leia, com atenção, a letra da música Por Um Dia de Graça

 

d)     Assista a apresentação de slides sobre os 20 Anos da Constituição de 1988 que se encontra em sua webaula.

 

PRODUTO/RESULTADO:

 

Faça uma comparação entre a letra da música “Por Um Dia de Graça”, do ano de 1984 e os arts. 5º 6º e 7º da CF/88, e busque localizar na letra da música trechos que se encaixem e acontecimentos retratados nos slides da apresentação que você assistiu. Depois, faça um pequeno texto abordando a importância da luta pela redemocratização que culminou com a CF/88 para nossa vida atual.


ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 2

OS DIREITOS HUMANOS (DDHH) – SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE

 

 

A LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS HUMANOS

OBJETIVO:

 

Esta segunda atividade busca capacitar o aluno a construir uma linha do tempo dos Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

 

Ø  Proporcionar ao aluno uma visão temporal acerca da construção das diversas dimensões dos Direitos Humanos, contextualizando-os a partir dos acontecimentos da Ver. Francesa e demais fatos históricos relevantes, até nossos dias.

 

Ø  Reconhecer o sentido histórico dos DDHH, percebendo seu papel na vida de homens e mulheres, em diferentes épocas e na capacidade humana de transformar o meio social em que vivem.

 

Ø  Entender a relação entre o desenvolvimento das sociedades e o embate por melhores condições de vida e associar os diferentes e relevantes embates sociais à conquista das diversas dimensões (gerações) dos DDHH.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Se é fato que Direitos Humanos nascem com o homem e que as raízes de sua construção estão

atreladas a origem da História e a percorrem em todos os sentidos, também é fato que alguns fatos históricos tiveram particular relevância nessa trajetória.

Nesta segunda fase de nossa Atividade Estruturada, a proposta é a de que o aluno:

 

1. Leia os seguintes textos encontrados no sítio DHnet – Direitos Humanos:

 

a)      Anotações sobre a História Conceitual dos Direito do Homem

http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/pbunesco/i_01_anotacoes.html

 

b)     ETAPAS DA EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS

http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/mundo/sorondo/sorondo5.htm

 

2. Depois de ler os textos, elabore UMA LINHA DO TEMPO DA CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS, tendo como marco inicial o ano de 1789, data da Revolução Francesa.

 

Construção dos Direitos Humanos – Linha do Tempo

   

1789 – A Declaração dos direitos do homem e do cidadão da Revolução Francesa não considerava as mulheres como possuidoras dos mesmos direitos dos homens e abriu caminha para a Proclamação da República;

 

Logo após organiza-se os Direitos de Primeira Geração, que consagram as liberdades civis e os direitos políticos. São chamados “Direitos de Liberdade”.

 

1848 - Os movimentos revolucionários conseguem que, pela primeira vez, o conceito de “direitos sociais” seja acolhido na Constituição Francesa, ainda que de forma incipiente e ambígua.

 

1894 – Inicia a “doutrina social da igreja”, com o Papa Leão XIII que, com a sua Encíclica Rerum Novarum de 1894 mudando a hostilidade da Igreja Católica aos direitos humanos modernos;

    

Os direitos sociais, econômicos e culturais, denominados Direitos de Segunda Geração ou Direitos de Igualdade começam a ser incluídos nas Constituições:

 

1917 - São incluídos na Constituição Mexicana;

 

1918 – São incluídos na Constituição Russa;

 

1919- São incluídos na Constituição da República de Weimar;

 

1934 - No Uruguai, são incorporados na Constituição.

 

1945 - Passado o horror da 2º Guerra Mundial, 51 países assinam a Carta Fundadora das Nações Unidas, em que se proclama “a fé nos direitos fundamentais do homem, na dignidade e valor da pessoa humana”.

1945 - Após a Segunda Guerra Mundial os direitos sociais começam a ser colocados nas Cartas Constitucionais e postos em prática nos países capitalistas (sobretudo europeus) e garantindo uma série de conquistas sociais nos países socialistas.

 

1948 – Em 10 de dezembro em Paris, as Nações Unidas proclamam a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Os direitos humanos arriscam assim de se tornar um “pensamento único” que justificam uma “pratica única”, politicamente correta, nivelando as diferenças e as divergências.

 

1966 - Os direitos dessa segunda geração estão contidos no “Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais”, firmado pela ONU;

 

1966 - É aprovado o pacto de Direitos Civis e Políticos;

 

A etapa de formulação dos Direito dos Povos, que constituem a Terceira Geração de Direitos Humanos.

 

1976 - Na Conferência de Argel, um grupo de países do mundo subdesenvolvido proclamou a Declaração dos Direitos dos Povos. Nela propõem a busca de uma “nova ordem política e econômica internacional”, em um contexto em que se possa dar o respeito efetivo dos Direitos Humanos”.

 

1979 - O papa João Paulo II, na sua Encíclica Redemptor Hominis, reconhece o papel das Nações Unidas na defesa dos “objetivos e invioláveis direitos do homem”.

 

1984 - As conclusões do “simpósio de especialistas sobre o tema dos direitos de solidariedade e direitos dos povos”, convocado pela UNESCO, em San Marino; se agregam a Declaração dos Direitos dos Povos.

 

1993 - Um Tribunal Penal sobre a ex-Jugoslávia é estabelecida em Haia como um tribunal internacional ad hoc para julgar as pessoas responsáveis por crimes contra a humanidade e crimes de guerra desde 1991.A Conferência Mundial sobre Direitos Humanos se reúne em Viena, onde a Declaração de Viena e o Programa de Ação é adotado. A Assembléia Geral da ONU cria o cargo de Alto Comissário para os Direitos Humanos. A ONU adota a Declaração sobre a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Nelson Mandela e FW de Klerk recebem o Prêmio Nobel da Paz "por seu trabalho para o término pacífico do regime do apartheid, e para lançar as bases de uma nova África do Sul democrática". Os EUA adota a política "Não Pergunte, Não Diga, não prosseguir", que dá ao governo o direito de remover homossexuais assumidos do serviço militar.

 

1994-2004 - A ONU declara uma Década para a Educação em Direitos Humanosem 23 de dezembro de 1994.

 

1994 - Uma sessão de emergência da Comissão de Direitos Humanos se reúne para responder ao genocídio em Ruanda. Comissariado das Nações Unidas primeiro para os Direitos Humanos, José Ayala Lasso, assume seu posto. O Congresso dos EUA ratifique a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial e a Convenção contra a Tortura e tratamento cruel, desumano ou degradante ou punição. A delegação dos EUA para a ONU apoia a Convenção sobre os Direitos da Criança , que permanece não ratificado pelo Congresso dos EUA. Os Protocolos Facultativos à Convenção sobre os Direitos da Criança relativo ao envolvimento de crianças em conflitos armados e sobre a venda de crianças, prostituição infantil e pornografia infantil são ratificados pelo Congresso dos EUA em 2002.

 

1995 - A Declaração de Pequim, na Conferência Mundial sobre a Mulher, declara que "os direitos das mulheres são direitos humanos". A Plataforma de Ação projetado na conferência contém dezenas de referências aos direitos humanos relativas à mulher. A Comissão de Verdade e Reconciliação está definido pelo Governo Sul Africano para tratar de violações de direitos humanos durante o apartheid.

Aung San Suu Kyi é libertada da prisão domiciliar em Mianmar.

 

1996 - José Ramos Horta e o Bispo Carlos Belo ganhar o Prêmio Nobel da Paz. Presidente Clinton assina a Lei de Defesa do Casamento, negando o direito de casamento a casais do mesmo sexo, definindo o casamento "apenas como uma união legal entre um homem e uma mulher".

 

1997 - Mary Robinson , ex-Presidente da República da Irlanda, torna-se o segundo Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.

 

1998 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos comemora seu 50 º aniversário. Francis M. Deng, Representante das Nações Unidas do Secretário-Geral para as Pessoas Internamente Deslocadas, e um grupo de juristas escrever os Princípios Diretores do Deslocamento Interno, que estabelecem orientações importantes sobre como os governos podem ajudar suas populações deslocadas. No entanto, as diretrizes não são ratificado ou assinado por todo o estado. General Augusto Pinochet é preso por assassinato em Londres, em um mandado de Espanha solicitando sua extradição. As autoridades espanholas emitir o mandado na sequência da sua investigação de alegações de tortura, assassinato e desaparecimento de cidadãos espanhóis no Chile entre 1973 e 1990.

 

1999 - O primeiro-ministro John Howard John Howard, primeiro-ministro australiano, se recusa a oferecer uma desculpa formal nacional de maus tratos da Austrália de aborígenes. A Organização Internacional do Trabalho adota a Convenção sobre a Proibição e Ação Imediata para a Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil.

 

2000 - A Organização Internacional do Trabalho adota a revista Convenção sobre a Proteção da Maternidade.

 

2001 - Bush, a assinatura do Ato Patriota O Congresso dos EUA ratifique o Patriot Act reduzir os direitos e liberdades de muitos americanos.

 

2003-2004 - Em novembro de 2003, a alta corte de Massachusetts decidiu que iria permitir o casamento do mesmo sexo e os primeiros casamentos gays em os EUA foram realizados em 17 de Maio de 2004.

 

2003 - O Tribunal Internacional de Justiça rejeita segundo desafio da Iugoslávia à alegação genocídio bósnio, abrindo o caminho para as audiências orais, pela primeira vez desde que o caso foi levado ao Tribunal em 1993.

 

2004 - Os relatórios de imprensa descrever a tortura dos EUA de prisioneiros iraquianos em Abu Ghraib, durante e depois da Guerra do Iraque em 2003. O presidente George W. Bush reage à legalização do casamento gay em Massachusetts, apoiando uma Emenda Constitucional para definir o casamento como sendo entre um homem e uma mulher. Genocídio começa na região de Darfur, no Sudão como Janjaweed deslocaram milhões de pessoas. Esforços das Nações Unidas, até agora, têm falhado.

 

2005 - Dois anos após a invasão do Iraque pelas Forças da Coalizão para remover Saddam Hussein, os iraquianos realizar sua primeira eleição livre.

 

2006 - Declaração das Nações Unidas sobre os direitos dos povos indígenas.

 

2008 - Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência entrou em vigor.

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 1

OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE AFINAL,

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

 

OBJETIVO:

 

Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

 

Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido”. Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:

 

1. O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios:

 

a) O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1

b) Violação aos Direitos Humanos http://www.youtube.com/watch?v=vL4wKEKTg-I

 

2. Depois, ler o texto intitulado: Direitos humanos: Sobre a universalidade rumo aos Direitos Internacional dos Direitos Humanos.

 

No seguinte sítio: http://www.dhnet.org.br/direitos/brasil/textos/dh_univ.htm

 

PRODUTO/RESULTADO

 

Texto elaborado pelo aluno, com o título: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.

 

Inicialmente, conceituar Direitos Humanos é preconizar que todas as pessoas podem fazer reivindicações legítimas de certas liberdades e benefícios. Assim, os Direitos Humanos são oriundos de uma base política de base moral e se ligam a essas por meio do relacionamento com os conceitos de justiça, igualdade e democracia. De fato, são expressões do relacionamento que deveria existir entre os membros de uma sociedade e entre indivíduos e Estados.

 

Os direitos humanos estão abertos a todos, de qualquer Estado. São independentes dos sistemas sociais e econômico das nações que o assumem. Porém, há de se levar em consideração a triste constatação de que nenhum dos direitos declarados é respeitado uniformemente no mundo inteiro.

 

“A adoção pela Assembléia Geral das Nações Unidas da Declaração Universal de Direitos Humanos, em 1948, constitui o principal marco no desenvolvimento da idéia contemporânea de direitos humanos. Os direitos inscritos nesta Declaração constituem um conjunto indissociável e interdependente de direitos individuais e coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, sem os quais a dignidade da pessoa humana não se realiza por completo”.

 

 “A Declaração transformou-se, nesta última metade de século,

numa fonte de inspiração para a elaboração de diversas cartas constitucionais

e tratados internacionais voltados à proteção dos direitos humanos”.

Edna Raquel R. S. Hogemann

 

Os direitos existentes na declaração dos direitos humanos, desde sempre, tornou-se um dos mais importantes meios para a nossa civilização, os quais asseguram a tentativa de ter-se um convívio social que seja digno, justo e pacífico. Todavia, constata-se na sociedade hodierna que os direitos humanos são violados distanciando ainda mais que os cidadãos do mundo tenham uma vida mais digna e decente.

 

A intrigante e misteriosa chamada Guerra Fria, com a qual se justiçou tantos malefícios e abusos, não existe mais, assim os movimentos de democracia veem galgando bons resultados em todo o mundo. Já se vê o reconhecimento crescente de respeito em relação aos direitos humanos e suas declarações para muitos, os quais se fundamentam a partir do racionalismo jusnaturalista do século XVII e à tendência cada vez mais objetiva da globalização desses direitos.