quarta-feira, 26 de setembro de 2012


ATIVIDADE EXTRACLASSE OBRIGATÓRIA: 1

OS DIREITOS HUMANOS - SUA HISTÓRIA E ATUALIDADE AFINAL,

O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?

 

OBJETIVO:

 

Esta primeira atividade busca capacitar o auno a conceber o que são os Direitos Humanos, a partir da apresentação de vídeos de situações reais de violações, combinado com a leitura reflexiva de texto retirado de sítio da Internet.

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:

 

Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Proporcionar ao aluno uma visão conceitual acerca dos Direitos Humanos, em particular, a partir da consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

 

DESENVOLVIMENTO:

 

Muita gente tem a idéia de que "esse negócio de Direitos Humanos é coisa prá bandido”. Será que é isso mesmo? Afinal, o que são os Direitos Humanos e quem são os seus titulares? Para responder a estas perguntas esta primeira fase de nossa Atividade Estruturada, propõe:

 

1. O aluno deve assistir aos vídeos (Youtube) encontrados nos sítios:

 

a) O Trabalho Infantil http://www.youtube.com/watch?v=CQswJT7qOKI&NR=1

b) Violação aos Direitos Humanos http://www.youtube.com/watch?v=vL4wKEKTg-I

 

2. Depois, ler o texto intitulado: Direitos humanos: Sobre a universalidade rumo aos Direitos Internacional dos Direitos Humanos.

 

No seguinte sítio: http://www.dhnet.org.br/direitos/brasil/textos/dh_univ.htm

 

PRODUTO/RESULTADO

 

Texto elaborado pelo aluno, com o título: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS.

 

Inicialmente, conceituar Direitos Humanos é preconizar que todas as pessoas podem fazer reivindicações legítimas de certas liberdades e benefícios. Assim, os Direitos Humanos são oriundos de uma base política de base moral e se ligam a essas por meio do relacionamento com os conceitos de justiça, igualdade e democracia. De fato, são expressões do relacionamento que deveria existir entre os membros de uma sociedade e entre indivíduos e Estados.

 

Os direitos humanos estão abertos a todos, de qualquer Estado. São independentes dos sistemas sociais e econômico das nações que o assumem. Porém, há de se levar em consideração a triste constatação de que nenhum dos direitos declarados é respeitado uniformemente no mundo inteiro.

 

“A adoção pela Assembléia Geral das Nações Unidas da Declaração Universal de Direitos Humanos, em 1948, constitui o principal marco no desenvolvimento da idéia contemporânea de direitos humanos. Os direitos inscritos nesta Declaração constituem um conjunto indissociável e interdependente de direitos individuais e coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, sem os quais a dignidade da pessoa humana não se realiza por completo”.

 

 “A Declaração transformou-se, nesta última metade de século,

numa fonte de inspiração para a elaboração de diversas cartas constitucionais

e tratados internacionais voltados à proteção dos direitos humanos”.

Edna Raquel R. S. Hogemann

 

Os direitos existentes na declaração dos direitos humanos, desde sempre, tornou-se um dos mais importantes meios para a nossa civilização, os quais asseguram a tentativa de ter-se um convívio social que seja digno, justo e pacífico. Todavia, constata-se na sociedade hodierna que os direitos humanos são violados distanciando ainda mais que os cidadãos do mundo tenham uma vida mais digna e decente.

 

A intrigante e misteriosa chamada Guerra Fria, com a qual se justiçou tantos malefícios e abusos, não existe mais, assim os movimentos de democracia veem galgando bons resultados em todo o mundo. Já se vê o reconhecimento crescente de respeito em relação aos direitos humanos e suas declarações para muitos, os quais se fundamentam a partir do racionalismo jusnaturalista do século XVII e à tendência cada vez mais objetiva da globalização desses direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário